Governo cria grupo de trabalho para debater a implantação das vias paisagísticas 26/04/2024 - 11:48

O Governo do Paraná criou um grupo de trabalho formado pelo Instituto Água e Terra (IAT) e pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP) para debater a criação das chamadas "vias paisagísticas".

O grupo de trabalho vai analisar como essas vias podem afetar os novos empreendimentos imobiliários no estado. Esse estudo pode levar à regulamentação da Lei Estadual 15.616/07, que estabelece regras para novos loteamentos e parcelamentos do solo no Paraná e, embora algumas cidades paranaenses já tenham adotado essa prática, é importante entender como isso pode funcionar em escala estadual.

Para compreender melhor as consequências dessas medidas, o grupo promoverá reunião com entidades representantes da sociedade civil. Um dos convidados para contribuir no debate  é o Sindicato de Habitação e Condomínios do Paraná (SECOVI). O objetivo é ouvir também as pessoas que trabalham com construção dos empreendimentos para encontrar uma política que seja eficiente e protetiva tanto para o meio ambiente quanto para o desenvolvimento urbano.

Segundo o presidente da AMEP, Gilson Santos, "A criação desse grupo trará segurança para os técnicos das duas instituições, que lidam diariamente com a análise e licenciamento dos empreendimentos imobiliários”. Santos também destacou que "a expectativa é desenvolver uma política que seja eficiente e sustentável para todos os envolvidos".

A previsão é que os trabalhos do grupo sejam concluídos no início de julho, após o que serão iniciados os trâmites necessários junto às demais esferas estaduais para a implementação das medidas discutidas. Essa iniciativa mostra o compromisso do governo paranaense em promover um desenvolvimento urbano responsável, que leve em conta as necessidades ambientais e sociais da comunidade.

Vias Paisagísticas

A proposta das vias paisagísticas é de que as ruas dos novos empreendimentos sejam projetadas para acompanhar rios e suas áreas de preservação permanente oferecendo espaços para caminhadas, ciclismo e lazer, ao mesmo tempo em que podem melhorar a mobilidade urbana.

Reunião

A reunião acontecerá no dia 06 de maio às 11 horas na sede da Amep no Palácio das Araucárias, no Centro Cívico em Curitiba.