Cartão Social

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Veja se você tem direito      Agendamento


 

| Conheça o Cartão Social

 

O Cartão Social é o primeiro programa do Estado do Paraná para transferência de renda por meio de créditos para uso no Transporte Coletivo de Passageiros da Região Metropolitana de Curitiba. Instituído pelo Lei Estadual n.º 20.321, de 2020 e regulamentado pelo Decreto n.º 4.975, de 2024, seu objetivo é auxiliar cidadãos em situação de vulnerabilidade social, permitindo seu deslocamento na busca por um emprego.

Para ter direito ao Cartão, o cidadão deverá manter o cadastro no Sistema Nacional de Emprego (Sine) e no Cadastro Único (CadÚnico).

Com o Cartão Social, o cidadão receberá um crédito no valor de R$ 242,00 (duzentos e quarenta e dois reais) permitindo uma média de 44 deslocamentos*. O programa objetiva atender mais de 100.000 usuários beneficiados, mediante investimento do Governo do Estado de quase R$ 25 milhões.

O Cartão Social traz novas oportunidades, superação e transformação social em que o Governo do Estado do Paraná está oferecendo àquelas pessoas que mais precisam. 

O Programa Cartão Social abrange somente às linhas metropolitanas, atendida pelo Cartão Transporte Metropolitano (METROCARD), não incluí as linhas urbanas de Araucária, Campo Largo, Curitiba e São José dos Pinhais.

*o número de viagens pode variar de acordo com a tarifa praticada na linha utilizada pelos usuários. Para consultar a tabela de tarifas do Sistema de Transporte Coletivo de Passageiros da Região Metropolitana de Curitiba, clique aqui


| Perguntas frequentes

 

Possuir idade entre 16 e 64 anos, estar cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal, à procura de um novo posto de trabalho e em situação de vulnerabilidade social (com renda familiar mensal de até R$ 218,00 por pessoa), residentes nos municípios de Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Mandirituba, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, e São José dos Pinhais.

Para verificar se você tem direito ao cartão, clique aqui.

Para solicitar o Cartão Social, primeiramente você precisa realizar o agendamento por meio deste link (clique aqui).

Na sequência, é só comparecer no local, dia e horário agendado. Nos casos de encaminhamento realizado pelo CRAS, também será necessário fazer o agendamento.

Para solicitar o Cartão Social você deverá apresentar um Documento Oficial com foto e CPF, e ter um número de telefone celular para recebimento de avisos sobre o Programa.

Não é possível ter o Cartão Social junto com outro Cartão Transporte METROCARD ativo. Neste caso, o Cartão Social só será emitido quando o Cartão Transporte metropolitano for bloqueado pelo usuário, mesmo que ainda tenha créditos.

O beneficiário poderá reativar o seu Cartão de Transporte Metropolitano individual quando devolver nas agências da METROCARD. Você não precisará pagar para reativar seu antigo Cartão de Transporte. É só entregar o Cartão Social após a utilização dos créditos.

Ressalta-se que o usuário que possui Cartão Transporte para o Sistema Urbano (TRIAR, TRANSPIEDADE, URBS ou VEM) não precisa bloquear os mesmos, pois o Programa Cartão Social não abrange estas linhas.

O Cartão Social terá validade por 12 meses depois da concessão do crédito no cartão.

O solicitante poderá ir até um posto de atendimento da METROCARD e substituir o seu Cartão Social por um Cartão Metrocard e utilizar o saldo que tiver sido bloqueado.

O valor a ser creditado no Cartão Social é de R$ 242,00 (duzentos e quarenta e dois reais). Valor correspondente a uma utilização média de 44 passagens na maioria das linhas metropolitanas geridas pela AMEP, porém, pode variar de acordo com a linha utilizada pelo usuário.

Para consultar a tabela de tarifas do Sistema de Transporte Coletivo de Passageiros da Região Metropolitana de Curitiba, clique aqui

Sim. O CPF é obrigatório para emissão do Cartão Social. O interessado deverá, ainda, apresentar um Documento Oficial com foto para confirmação da identidade.

Você receberá uma mensagem via SMS no telefone celular cadastrado no momento da sua solicitação e poderá ir buscá-lo no posto Sine que foi escolhido para a entrega do cartão.

O crédito no Cartão Social estará liberado em até 72 horas após o recebimento do cartão. Você deverá ativar os créditos num validador da METROCARD, que pode ser nos ônibus, terminais ou estações-tubos.

Infelizmente, nestes casos você não terá mais direito aos créditos que ainda existam no cartão. Não há segunda via para o Cartão Social.

Não. O Cartão Social é para uso exclusivo do solicitante para ser utilizado na busca de novo posto de trabalho.

Não é possível manter dois cartões de transporte com o mesmo CPF. Desta forma, o Cartão Social, assim como os créditos nele existentes, deverão ser bloqueados pelo beneficiário para a emissão do novo Cartão Transporte.

Para verificar se você possui direito ao Programa, é possível dirigir-se à Agência do Trabalhador mais próxima, onde um atendente realizará a consulta e agendará a solicitação do cartão. Você também pode procurar o CRAS mais próximo ou outro órgão da Assistência Social, como o CREAS ou CENTRO POP, para realizar verificar se você tem direito ao Cartão Social e, posteriormente, agendar o atendimento no SINE.

Se você tem entre 16 e 64 anos, reside em um dos 20 municípios participantes do programa, está cadastrado no Cadastro Único e a renda mensal de sua família é de até R$ 218,00 por pessoa, pode procurar o CRAS para verificar:

a) Se o seu Cadastro Único foi atualizado nos últimos 24 meses,

b) Se o endereço atual consta no cadastro (em um dos 20 municípios participantes),

c) Se a renda familiar está atualizada e dentro do limite de até R$ 218,00 por pessoa, e

d) Se o seu CPF está registrado no Cadastro Único.

Caso seja necessário atualizar o Cadastro Único, respeitando sempre a sua realidade e as normativas do CadÚnico, a informação atualizada pode levar até 40 dias para aparecer no sistema do Cartão Social.

Após a atualização do cadastro, e se estiver dentro dos critérios do programa, aguarde entre 20 e 40 dias, consulte novamente o seu CPF no site do Cartão Social e, ao verificar a confirmação de que você tem direito ao programa, agende sua participação no SINE.

Para retirar o Cartão Social o usuário precisa realizar o agendamento clique aqui. Feito o agendamento, é só comparecer no local, dia e horário agendado. Nos casos de encaminhamento realizado pelo CRAS também será necessário o agendamento.