Sobre a RM de Curitiba

A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) foi instituída pela Lei Complementar Federal n.º 14/73, estando entre as primeiras regiões metropolitanas instituídas no Brasil, sendo elas: São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, Curitiba, Belém e Fortaleza.

Originalmente, eram abrangidos os municípios de Curitiba, Almirante Tamandaré, Araucária, Bocaiúva do Sul, Campo Largo, Colombo, Contenda, Piraquara, São José dos Pinhais, Rio Branco do Sul, Campina Grande do Sul, Quatro Barras, Mandirituba e Balsa Nova.

Essa configuração se manteve até a década de 90, quando começam a ocorrer os primeiros desmembramentos de municípios metropolitanos: Fazenda Rio Grande é criado em 28 de janeiro de 1990 (desmembrado de Mandirituba); Tunas do Paraná em 30 de abril de 1990 (desmembrado de Bocaiúva do Sul); Itaperuçu em 09 de novembro de 1990 (desmembrado de Rio Branco do Sul); Doutor Ulysses (desmembrado de Cerro Azul em 20 de novembro de 1990) e, em 18 de março de 1992, Pinhais (desmembrado de Piraquara).

Os limites do território metropolitano, entretanto, só são alterados em 1994 pela Lei nº 11.027, quando foram incluídos na Região Metropolitana os municípios de Cerro Azul, Doutor Ulysses, Quitandinha e Tijucas do Sul.

Em 1995 Lei no 11.096, adicionou o município de Adrianópolis. Registra-se nesse mesmo ano o desmembramento de Campo Magro do município de Almirante Tamandaré (11 de dezembro de 1995), passando automaticamente a integrar a Região Metropolitana.

A inclusão de Agudos do Sul (desmembrado de Tijucas do Sul em 25 de julho de 1960) ocorreu em 1998 pela Lei no 12.125, e marca a última alteração da década de 90.

Em 2002 ocorreu a inclusão da Lapa por meio da Lei no 13.512.

E, em 2011, através da Lei Complementar n° 139, foram incluídos os municípios de Campo do Tenente, Piên e Rio Negro.

A configuração atual da Região Metropolitana de Curitiba contempla 29 municípios sendo eles: Curitiba, Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, Rio Negro, São José dos Pinhais, Quitandinha, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.

Dados da RMC

A Região Metropolitana de Curitiba - RMC, é a oitava região metropolitana mais populosa do Brasil, com 3.742.171 habitantes, segundo dados do Censo Demográfico 2022, e concentra 31,6% da população do Estado. Também é a segunda maior região metropolitana do país em extensão, com 16.581,21km².

 

Gráfico da formação da RMC

 

 

Evolução da Região Metropolitana de Curitiba

Características da RMC

 

Cercada por áreas de proteção da natureza, a região se destaca pelas belas paisagens, pelo cinturão verde e pela tradição deixada pelos imigrantes, fatores que têm sido atrativos para o desenvolvimento do turismo rural, ecológico e de esportes radicais.

Pela sua estratégica localização geográfica, a RMC tem posição de relevância no contexto estadual e nacional pois está próxima dos principais mercados produtores e consumidores brasileiros e dos países do Mercosul por isso tem atraído novas indústrias em vários municípios.

O potencial para empreendimentos, a boa infraestrutura, o constante desenvolvimento, a logística, a expansão industrial e o apoio do governo do Estado podem transformar a RMC na sede do maior polo industrial do Sul do Brasil.