Amep anuncia curso gratuito de geoprocessamento em parceria com a Escola de Gestão 02/01/2024 - 15:49

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), em conjunto com a Escola de Gestão, anunciou nesta terça-feira (02) o lançamento do curso de Introdução ao Geoprocessamento com QGIS. O QGIS é um software de Sistema de Informação Geográfica (SIG) de código aberto. É considerado uma ferramenta acessível e eficaz para análise geoespacial.

O curso, disponível na modalidade de Educação a Distância (EAD), abrangerá temas cruciais, como análise de dados georreferenciados, produção de mapas temáticos municipais e a aplicação de ferramentas de automatização para análises geoespaciais.

Dirigido inicialmente a servidores estaduais e técnicos municipais, o curso também está aberto a todos os cidadãos interessados em aprimorar suas habilidades em geoprocessamento.

O curso, ministrado pela arquiteta urbanista e mestra em Planejamento Urbano pela Universidade Federal do Paraná Anabelli Simões Peicho, servidora da Amep, já está totalmente gravado, permitindo aos participantes a flexibilidade de aprendizado de acordo com suas próprias programações.

O diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, destacou especialmente a relevância do curso para a capacitação dos técnicos municipais, sublinhando seu papel vital no aprimoramento do planejamento urbano. “O curso representa uma oportunidade para capacitar os técnicos. O entendimento avançado dessas ferramentas é crucial para fortalecer o planejamento urbano, permitindo uma abordagem estratégica na gestão de nossas cidades”, comentou.

Para se inscrever no curso, os interessados devem realizar o cadastro na plataforma da Escola de Gestão do Paraná. O processo é simples e rápido, garantindo que os participantes estejam prontos para iniciar seu aprendizado imediatamente. O link para inscrição está disponível aqui.