PIT – Programa de Integração do Transporte

As obras do Programa de Integração do Transporte da Região Metropolitana de Curitiba (PIT) foram realizadas no período de 2005 a 2011 pelo Governo do Estado do Paraná através da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano do Paraná (Sedu).

O PIT foi concebido para consolidar a rede integrada de transportes do município de Curitiba ao sistema de transporte intermunicipal da Região Metropolitana de Curitiba e aos sistemas locais dos municípios vizinhos a capital do estado. Assim, além de melhorar a qualidade, rapidez e segurança do transporte, se estabeleceria um eixo indutor de crescimento para a implantação de novas atividades socioeconômicas no polo metropolitano.

O investimento total foi de R$ 139.429.899,41 sendo R$ 86.673.476,01 do governo federal (via BNDES) e R$ 52.756.423,40 do governo do Paraná.

No PIT foram realizadas obras viárias (requalificação de ruas indutoras do transporte e do crescimento econômico), construídas trincheiras e terminais de ônibus metropolitanos.

Obras:

Construção de 07 Terminais Metropolitanos: Fazenda Rio Grande, Campo Largo, São José dos Pinhais, Araucária e 03 em Colombo ( Roça Grande, Guaraituba e Alto Maracanã)

Construção de 01 mini-terminal: Contenda

Reforma e ampliação: Curitiba (Terminal do Cabral)

Construção de três trincheiras:
* Rodovia da Uva (integrando Colombo e Almirante Tamandaré)
* BR 116 (interligando Campina Grande do Sul e Quatro Barras)
* Avenida Rui Barbosa e Avenida das Torres (São José dos Pinhais e Curitiba)

Requalificação das vias (ampliação da capacidade, implantação de ciclovias e calçadas, sistema de drenagem):
* Estrada da Ribeira (Colombo)
* Sistema viário principal da ligação entre Colombo e Almirante Tamandaré
* Ruas Francisco Krüger, Antonio Johnson e Domingos Sucato - prolongamento da Avenida Anita Garibaldi (Almirante Tamandaré)