Av. das Américas tem canaleta parcialmente liberada para utilização do Transporte Coletivo 05/08/2019 - 09:40

Teve início nesta segunda-feira (05), a utilização de parte da canaleta de ônibus da Av. das Américas por linhas do transporte coletivo ligando São José dos Pinhais ao Terminal do Boqueirão, em Curitiba.

O trecho, de aproximadamente 2km, terá início no cruzamento da Av. das Américas, em São José dos Pinhais, com a Rua União da Vitória, até o Terminal Boqueirão.

O maior ganho será com relação ao tempo. Estudos preliminares apontam que o trajeto que hoje, em horários de pico, leva em torno de 15 minutos, deverá ser feito em 5 minutos. Na linha E11 – T. Boqueirão / Afonso Pena, pequenos ajustes no seu itinerário eliminarão a necessidade do veículo dar a volta no terminal do Boqueirão, fazendo com que o tempo de trajeto entre São José dos Pinhais e o terminal caia de 10 minutos para apenas 2 minutos.

As linhas beneficiadas com a mudança são: o ligeirinho E32 – Aeroporto/T. Boqueirão, a E11 – T. Boqueirão / Afonso Pena, E21 – Terminal Boqueirão / Centro São José, E07 – São José / Boqueirão.

O benefício, segundo o presidente da Comec Gilson Santos, só foi possível graças a uma ação conjunta entre Comec, Urbs e Prefeitura de São José dos Pinhais. “É uma ação provisória, visto que a canaleta ainda não foi totalmente liberada, mas que já poderá trazer importantes ganhos para a população. E esse é o nosso principal objetivo. É importante destacar também que a liberação só foi possível graças a ação conjunta da Comec, URBS e Prefeitura de São José dos Pinhais, demonstrando, mais uma vez, o alinhamento entre os três órgão na busca por melhorias para o transporte coletivo”.

Ainda segundo o presidente, o trecho restante da Av. das Américas, ligando o Terminal de São José dos Pinhais até o Terminal do Boqueirão, deverá ser concluído em aproximadamente 10 meses e resultará, além de novos ganhos de tempo, na possibilidade de novos atendimentos do transporte coletivo.

mapa da utilização da canaleta

• canaleta