Comec debate ações e projetos na Câmara de Vereadores de Mandirituba 09/10/2019 - 12:10

Foto da sess˜åo
O presidente da Comec Gilson Santos, participou, nesta terça-feira (08), de uma sessão na Câmara de Vereadores de Mandirituba para debater ações e projetos que estão sendo desenvolvidos na autarquia para o município, assim como ouvir demandas e sugestões de vereadores e população.
Durante sua fala, Santos destacou o esforço do Governo do Estado em manter a tarifa de ônibus no município em R$6,50, possibilitada graças ao subsídio do transporte no valor de R$ 150 milhões, e de estudos que estão sendo realizados buscando melhorar o atendimento na região. “O subsídio vem para ajudar justamente os municípios mais distantes, como Mandirituba. A exemplo disso vemos municípios que estão a 7km de Curitiba e pagam a tarifa de R$4,50. Enquanto Mandirituba paga R$6,50 em mais de 30km percorridos. Vale lembrar também que desde 2017, a tarifa de Mandirituba não sofre reajuste”, destacou o presidente.
Outro assunto frequentemente em debate é a integração do sistema de Mandirituba com o de Curitiba. Hoje, passageiros que desejam ir à Curitiba possuem como ponto final a parada de ônibus na rua Muricy, que não permite a integração. Para que ela ocorra, eles deveriam desembarcar no Terminal de Fazenda Rio Grande e lá fazer a integração com a capital. Essa modificação porém é motivo de grande debate, visto que o Terminal de Fazenda Rio Grande é bastante movimentado e os passageiros passariam a concorrer com demais usuários do sistema. “Esta é muito mais uma decisão do município e seus moradores do que propriamente da Comec. Existem ônus e bônus nessa integração que precisam ser avaliados e muito bem discutidos com a população antes de qualquer modificação”, ressaltou Santos.
Santos falou ainda sobre o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado – PDUI que será licitado em breve pela Comec, obras estruturantes como a PR-423 que deverão ter grande impacto na região sul de Curitiba e, principalmente em Fazenda Rio Grande e Araucária, o projeto para implementação de Rotas de Cicloturismo que deverá abranger o município, entre outros assuntos.
O presidente da Câmara, Vereador Fernando Luiz Teixeira aproveitou a ocasião para entregar dois ofícios com solicitação de abrigos para pontos de ônibus e a integração do sistema de transporte com o de Curitiba. Assuntos ambos tratados também durante a sessão.
Estiveram presentes o prefeito de Mandirituba Luis Antonio, o Presidente da Câmara Fernando Luiz Teixeira, e os vereadores Diego Vitório Carvalho, Alexandro Rocha Zimerman, Felipe Claudino Machado, Alex Miguel dos Santos, Bernardo Palú da Silva, Celso Luis Machado, Marílio Segala Lourenço, Tadeu Benedito Machado, o diretor de transporte da Comec William Correa, o suplente de vereador Rodrigo Rodrigues, entre demais presentes.
foto do presidente da comec Gilson Santos com o prefeito de Mandiriutba e o presidente da camara de vereadores de mandirituba