Comec debate criação de Unidade de Conservação em Doutor Ulysses 13/11/2019 - 17:40

Foto da reunião

Os técnicos do departamento de Planejamento da Comec receberam na manhã desta quarta-feira (14), representantes da Prefeitura de Doutor Ulysses, para debater o projeto de criação de uma Unidade de Conservação – UC, no município.

Doutor Ulysses possui 26 cavernas em seu território, sendo duas delas, a gruta Dá Volta e a gruta do Varzeão, as maiores do Estado do Paraná. Um projeto que vem sendo desenvolvido em parceria com o IAP, UFPR, Prefeitura e Comec, busca a criação desta UC para que o município possa explorar estes locais de forma turística e sustentável, podendo inclusive se utilizar de recursos do ICMS Ecológico na sua conservação.

Apesar de estar inserido na Região Metropolitana de Curitiba, Doutor Ulysses está a 130km da capital e possui o menor IDH do Estado do Paraná. A região sofre com a falta de alternativas econômicas, tendo como base a plantação da Ponkan e a exploração da madeira. A possibilidade de tornar o município um local de destino turístico vem sendo considerada uma importante alternativa, que exige baixos investimentos e crescimento sustentável.

Participaram da reunião o Coordenador de Planejamento da Comec Eloir Alberti, e os técnicos de planejamento Milton Campos, Millena Reis e Fernanda Cogo.

• DOutor Ulysses