Comec irá colaborar com ações estratégicas para o município de Doutor Ulysses 18/09/2019 - 17:00

Foto da reunião

Os técnicos da Comec receberam, na manhã desta quarta-feira (18), representantes da prefeitura de Doutor Ulysses, para debater ações e projetos que estão sendo desenvolvidos pela prefeitura, e que contarão com o apoio e auxílio da Comec.

Entre os assunto abordados, estiveram a revisão do Plano Diretor – trabalho já revisado pela Comec e que está em fase final de ajustes pela prefeitura e empresa contratada, e a revisão do Plano de Ação e Investimento, documento que complementa o Plano Diretor e indica as ações prioritárias ao município, detalhando projetos, diretrizes e estimativas de custos, que deverão ser realizados pelos próximos 5 anos.

Além dos dois Planos, a prefeitura está trabalhando também na revisão da Lei de Zoneamento do município e nos parâmetros de uso e ocupação do solo. Trabalhos que também contarão com o apoio da Comec na sua elaboração.

Os técnicos mencionaram ainda a retomada de um estudo para a criação de unidade de conservação ambiental para o fomento turístico, visto que Doutor Ulysses possui as 3 maiores grutas do Paraná em seu território – Gruta Dá a Volta, Gruta do Varzeão e Gruta do Mal Fazido. Além disso, a região é repleta de fontes e quedas d’água, tendo inclusive um grande potencial hidrelétrico. E ao lado de Cerro Azul, é um dos grandes produtores nacionais de poncã, tendo o seu território rico em vales e áreas verdes.

A Comec iniciou um trabalho de mapeamento das áreas de cavernas e irá rediscutir o estudo junto com Prefeitura, o IAP e SEDEST, para que as ações sejam colocadas em prática.

Participaram da reunião o coordenador do departamento de planejamento da Comec Eloir Alberti, as técnicas de Planejamento Millena Reis e Fernanda Cogo, a Secretária de Obras de Doutor Ulysses Ana Paula de Oliveira Ribeiro Franco, a Chefe de Gabinete Rode Cristina Branco da Silva, a Secretária de Administração Vani Felex da Silva e o Controlador Interno José Paulo Bitencourt.

• doutorulysses