Comemoração dos 129 Anos do Cerco da Lapa reúne Lideranças na Região 09/02/2023 - 16:12

Hoje é dia de relembrar e honrar a nossa história e cultura! 129 anos atrás, ocorreu o Cerco da Lapa, um dos mais importantes episódios da história do estado e do Brasil. Este ano, a data foi marcada por uma cerimônia em frente ao Panteon dos Heróis, com uma bela cerimônia, comandada pelo 15º GAC AP do Exército Brasileiro, com participação do diretor presidente da Amep, Gilson Santos, do prefeito municipal Diego Ribas, e outras lideranças da região.

O Cerco da Lapa foi um confronto entre as forças paranaenses e as tropas do Império, que aconteceu em 18 de fevereiro de 1894. Os paranaenses lutaram pela independência e autonomia do estado, e sua vitória foi decisiva para a consolidação da República no Paraná.

A cerimônia de hoje demonstra a importância da preservação e valorização da nossa história e cultura. Gilson Santos destacou a necessidade de se continuar trabalhando para perpetuar as tradições e valores que marcam a identidade do Paraná e do Brasil.

“O Cerco da Lapa é um marco na luta pelos direitos e autonomia dos estados brasileiros, e sua celebração anual é uma oportunidade única de resgatar e valorizar nossa história e cultura”, disse Santos.