Deputados Estaduais de Goiás visitam Comec 05/11/2019 - 17:30

Foto da reunião com o presidente Gilson Santos em pé apontando para uma televisão com um mapa

O presidente da Comec Gilson Santos recebeu na tarde desta terça-feira (05), os Deputados Estaduais de Goiás Alysson Lima, Cairo Salim e Talles Barreto.

Eles são integrantes da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo – CDTC, organização composta por representantes de diversos órgãos, com o objetivo de debater e fiscalizar o transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana.

A Região Metropolitana de Goiânia, apesar de ter sido formada em 1999, ainda não possui um órgão metropolitano – nos moldes da atuação, por exemplo, da Comec – o que, na visão dos deputados, fragiliza o sistema, deixando toda a administração do transporte na mão das empresas operadoras.

Durante o encontro Santos elencou as áreas de atuação da Comec, fez um breve histórico da sua formação, e relatou os desafios enfrentados pelo órgão. “A Comec trabalha para garantir o desenvolvimento e os interesses de toda a Região Metropolitana, evitando o conflito por interesses individuais. Garantir essa segurança para o desenvolvimento das cidades é muito importante e também um grande desafio”, destacou o presidente.

O Diretor de Transporte da Comec Willian Correa realizou uma breve apresentação da operação da Rede Integrada de Transporte na RMC, e dos esforços e ações que vem sendo realizadas por esta gestão no sentido de tornar o transporte coletivo cada vez mais atrativo, dando como exemplo a implantação de novas linhas, integrações, faixas exclusivas e o subsídio. Os deputados ressaltaram que em Goiânia, o Governo do Estado não contribui com o Transporte Coletivo na forma de subsídios.

Santos finalizou o encontro agradecendo a presença dos deputados e colocando a Comec à disposição para futuras conversas.

A CDTC é composta por 11 integrantes que representam os municípios da região metropolitana, mais a Companhia Metropolitana do Transporte Coletivo (CMTC), Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Goiânia (SMT), Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), representantes da Câmara Municipal e Assembleia Legislativa.

• Deputados do Goias