FNEM realiza reunião ordinária em Brasília 29/04/2022 - 12:03

Tendo como debate principal os temas que impactam no cotidiano das pessoas que vivem nas cidades metropolitanas, o Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas (FNEM) cumpriu, nos dias 26 e 27 de abril, extensa agenda Brasília.

Os trabalhos tiveram início com a primeira reunião ordinária do fórum realizada em formato híbrido após sua reativação em 2021, na sede da Representação do Governo do Paraná em Brasília.

Os gestores abordaram as atividades exercidas pelos Grupos de Trabalho criados para troca e compartilhamento de experiências entre as entidades participantes do FNEM, definiram uma edição especial do E-book Pensar Metropolitano para o segundo semestre de 2022, e repassaram a programação em Brasília.

Ao final, a reunião contou com a participação de representantes do Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada (Ipea) para apresentação do livro “Federalismo, Planejamento e Financiamento – avanços e desafios da governança metropolitana no Brasil”.

Na sequência os representantes do FNEM visitaram autoridades federais para entregar uma Carta Aberta no intuito de fortalecer o diálogo e a ação coordenada entre os entes responsáveis pelo planejamento e pela gestão das regiões metropolitanas. Foram visitados o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Anastasia; os deputados federais Fernando Monteiro e Ricardo Barros; a secretária Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, Sandra Holanda; o diretor de Mobilidade do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), Marcos Daniel dos Santos; e para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Participaram dos compromissos a presidente do FNEM e diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa; o diretor de Governança Metropolitana Interfederativa do CONDEPE/FIDEM, Luiz Quental Coutinho; o presidente da COMEC, Gilson Santos; os arquitetos e urbanistas da COMEC, Millena Reis e Ruan Amaral; o diretor-geral da Agência RMVA, João Luiz Andrade; o chefe de Gabinete da Agência RMVA, Mauro Guimarães; o técnico de Planejamento do Instituto Jones dos Santos Neves, João Luiz Paste; a diretora técnica da Agem Sorocaba, Sandra Lanças; e a assessora jurídica da Agência Executiva Metropolitana do Maranhão, Mônica Teixeira.