Governador anuncia Gilson Santos como Presidente da AMEP 04/01/2023 - 16:34

O Governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou na tarde desta quarta-feira (04) que o atual Diretor-Presidente da Comec Gilson Santos irá assumir a Presidência da nova Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep).

A Amep, criada pela Lei n. 21.353/23, irá substituir a atual Comec para atender, além da Capital, as demais regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e regiões integradas do Paraná.

A nova autarquia será responsável pela implementação da política de desenvolvimento urbano no Paraná, com ênfase nas Funções Públicas de Interesse Comum, tais como o transporte coletivo, uso do solo, sistema viário, habitação e meio ambiente.

A autarquia ficará vinculada à Secretaria de Estado das Cidades (antiga SEDU) e tem entre suas atribuições a implantação, no Estado, do Estatuto da Metrópole, contribuindo com o desenvolvimento ordenado e sustentável das cidades paranaenses. Além disso, também será responsável pela execução de projetos e obras nesses territórios e a proposição de normas, diretrizes e critérios para compatibilizar os planos diretores dos municípios integrantes das regiões metropolitanas com o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado.

Diretor-presidente da Comec nos primeiros quatro anos do governo Ratinho Junior, Gilson Santos ficará responsável pela coordenação da transição de um órgão para o outro, após a extinção da Comec e a efetiva operacionalização das atividades da nova agência.

Santos é formado em Comunicação Social e pós-graduado em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Planejamento Urbano pela Unyleya. Foi secretário-executivo da Associação dos Municípios da Região Suleste (Amsulep), secretário de gabinete nas prefeituras de Piên, Lapa, Mandirituba e Curitiba e assessor na Câmara Federal e na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).