Governo do Paraná e Prefeitura de Curitiba discutem soluções emergenciais para Rio Atuba e Iguaçu 18/02/2011 - 16:10

Para discutir soluções emergenciais para os problemas causados pelas chuvas nos últimos dias em Curitiba e região metropolitana, foi realizada uma reunião entre o Governo do Paraná e a Prefeitura de Curitiba, no dia 18 de fevereiro, na sede do IAP (Instituto Ambiental do Paraná). Nesta reunião ficou decidido que 12 pontos problemáticos nos rios Atuba e Iguaçu terão licenciamento emergencial para atuação imediata e também serão desenvolvidos projetos para soluções a médio e longo prazo.

“O resultado desta reunião foi muio bom porque conseguimos uma solução imediata para problemas pontuais e será montada uma equipe para desenvolver projetos que contarão também com a participação dos municípios da região metropolitana”, disse Rui Hara, coordenador da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), instituição que articulou a reunião.

“Esta articulação com o governo do Estado é importante pois há necessidade de obras de macrodrenagem para evitar novas enchentes”, observou o secretário de Governo de Curitiba, Luiz Fernando Jamur. O secretário de Obras, Mario Tokuni, comentou que, em função das fortes chuvas, foi feita limpeza para melhorar o escoamento dos rios. A secretaria de Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias, informou que a Prefeitura de Curitiba já tem a metodologia de planejamento estratégico para revitalização de bacias urbanas ao apresentar o projeto “Biocidade Viva Barigui – etapa I ”.

“Vamos trabalhar em parceria para trazer maior agilidade para os problemas emergenciais”, disse o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto. Para o presidente do Instituto das Águas do Paraná, Marcio Nunes, após concluídos os projetos, há necessidade de buscar apoio junto aos deputados e senadores do Paraná para que tragam investimentos de saneamento básico para o Estado. “Investir em saneamento é investir em saúde e segurança”.