Palestra busca apresentar e debater as principais causas de insucesso em obras realizadas pela gestão pública 23/08/2019 - 10:40

banner do evento

A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC) realiza, na próxima terça-feira (27), a palestra Começar e terminar uma obra na gestão pública - os desafios enfrentados e suas soluções. O encontro busca apresentar e debater, na visão da engenharia consultiva, as principais causas de insucesso, as soluções propostas e a responsabilidade de cada agente desde a licitação de uma obra, até o seu recebimento.

Segundo o presidente da Comec Gilson Santos, o principal objetivo é colaborar com órgãos do Estado e Municípios, no debate sobre as dificuldades encontradas ao realizar uma obra no Brasil. “Passamos por uma crise sem precedentes. Diversas obras paralisadas, em todo o país, judicialização, encerramentos de contratos, obras de baixa qualidade, gerando transtornos e frustrações para a população. Onde está a causa? Como podemos resolver isso? Queremos colaborar para que problemas como estes não aconteçam mais”, destacou Santos.

O Engenheiro Civil Márcio Roberto Fernandes, que irá ministrar a palestra, revela que existe uma solução. “Pudemos perceber que maioria dos casos em que a obra apresenta algum tipo de problema, estão relacionados a basicamente 5 problemas, que podem ser resolvidos tendo um bom planejamento para a obra. Esta conversa, além de chamar a atenção para o problema que estamos vivendo, com a grande quantidade de obras paralisadas no Brasil, irá alertar e trazer as soluções para que estes entraves sejam evitados e a obra realizada do começo ao fim”.

Fernandes é Engenheiro Civil, graduado pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora/MG. Especializou-se em transportes e pavimentação viária pelo IPR - Instituto de Pesquisas Rodoviárias, curso equivalente a Mestrado. Exerceu como convidado, a função de professor na Universidade Gama Filho/RJ, nas disciplinas de sua especialidade. Possui vasta experiência profissional, adquirida como projetista, coordenador, gerente e Diretor em empreendimentos nacionais e internacionais, e fundador da Unidec Engenharia Consultiva, da qual é diretor há 30 anos.

A palestra é gratuita, aberta ao público e destinada aos Gestores municipais, secretários de planejamento e urbanismo, engenheiros, arquitetos e profissionais de ensino superior.

As inscrições poderão ser feitas pelo site da Escola de Gestão do Paraná: www.escoladegestao.pr.gov.br

O evento tem apoio da Unidec Engenharia Consultiva e da Escola de Gestão do Paraná.

Data: 27/08 – terça-feira
Local: Auditório Mario Lobo - Palácio das Araucárias