Paraná sedia Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas nesta semana 27/11/2023 - 16:56

O Paraná sediará o Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas (FNEM), que acontece nesta terça e quarta-feira (28 e 29). O evento será no Palácio das Araucárias, em Curitiba, e além do debate da temática metropolitana nas esferas estadual e federal contará com agenda externa.

Dentro da pauta do evento está a lei de regulamentação das regiões metropolitanas, transformação digital e adaptação das cidades às mudanças climáticas, habitação, saneamento ambiental e mobilidade urbana.

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), anfitriã do Fórum, apresentará as ações que estão sendo desempenhadas pelo Governo do Paraná, bem como o trabalho na regulamentação das regiões metropolitanas paranaenses.

Para o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, é um momento importante recepcionar as principais lideranças das entidades metropolitanas brasileiras e compartilhar o modelo do Paraná na gestão metropolitana.

“Outro ponto importante é a presença da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Ministério das Cidades. Essa pasta foi criada justamente para tratar e acolher as demandas das entidades metropolitanas. O FNEM vem ampliando o diálogo no sentido de ser a referência junto ao governo federal para melhorar e qualificar as pautas em defesa das cidades e das populações que vivem conurbadas”, disse.

Além de palestras e apresentações, haverá a reunião ordinária do Fórum com eleição da nova diretoria-executiva, que conduzirá os trabalhos no biênio 2024-2025 e deliberação do plano de trabalho do próximo ano. As agências de Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, Bahia e Santa Catarina já confirmaram presença.

FNEM – O Fórum é uma associação civil sem fins lucrativos instituída em 1995. Congrega entidades e órgãos públicos estaduais responsáveis por temas relacionados às regiões metropolitanas brasileiras.

Com sede itinerante, o FNEM objetiva promover a valorização do planejamento e gestão do espaço metropolitano, bem como a participação efetiva de organismos metropolitanos na formulação e implementação das políticas de desenvolvimento urbano e regional. Atualmente é presidido pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais.