Participação popular marca audiência pública do PDUI-RMC 28/09/2023 - 17:26

A participação popular foi o destaque na primeira audiência pública do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (PDUI-RMC). Realizada nesta quarta-feira (27), na Usina da Música em São José dos Pinhais, a reunião recebeu lideranças e moradores dos 29 municípios que compõem a RMC, somando mais de 800 participantes, presencialmente e online.

Por meio dos Centros de Apoio Municipais (CAMs), os cidadãos puderam se manifestar e fazer sugestões em tempo real. Também houve transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), onde a audiência pode ser conferida.

Nessa primeira audiência pública foi apresentado e discutido o Plano de Trabalho para elaboração do PDUI. O presidente da Amep, Gilson Santos, destacou que é o início de um importante trabalho para a Grande Curitiba. “O plano irá tratar de funções importantes para o desenvolvimento das cidades e, principalmente, para o dia a dia das pessoas. É pensar as cidades para os próximos 10 anos e como elas, de forma integrada, podem proporcionar melhor qualidade de vida para suas populações”, disse.

Para a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, a integração da Região Metropolitana ainda é um grande desafio. “Cada município tem suas particularidades e sabe de suas dificuldades. Com diálogo e integração podemos pensar em soluções conjuntas. É a oportunidade de planejar o próprio município e os vizinhos de forma integrada”, disse.

O consórcio Urbetc Technum, vencedor do processo licitatório feito pela Amep, está à frente da elaboração do PDUI da RMC e a previsão é que o documento seja concluído em 18 meses. “Tivemos várias contribuições nas áreas de mobilidade urbana, recursos hídricos e meio ambiente, e também no equilíbrio social e econômico entres os municípios”, disse o diretor da Urbtec, Gustavo Taniguchi. “Agora o principal desafio para os próximos 15 meses é como equalizar esses temas para poder fazer uma fotografia da Região Metropolitana”.

O PDUI ainda contará com outras cinco audiências públicas e diversas oficinas, reuniões e debates, quando a população e técnicos municipais poderão participar e aprofundar a discussão sobre os temas propostos e que irão resultar nas diretrizes para o futuro da região.

O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado é um instrumento de planejamento, elaborado com a participação dos cidadãos, que define diretrizes, projetos e ações para o desenvolvimento das regiões. Coordenado pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), o PDUI da Região Metropolitana de Curitiba é o maior deste tipo na história do Paraná e recebe do Governo do Estado um investimento de R$ 7,6 milhões.

A elaboração desse planejamento é uma exigência do Estatuto da Metrópole (Lei Federal 13.089/2015), que busca orientar o desenvolvimento sustentável das regiões metropolitanas. O PDUI-RMC é o quarto a ser realizado no Paraná, após os planos das regiões de Londrina, Maringá e Cascavel. O processo de elaboração dos documentos destas regiões foi coordenado pela Secretaria das Cidades e Paranacidade.