Piên ganha linha de ônibus metropolitano a partir de segunda-feira 01/12/2023 - 11:05

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) implementou nesta semana a linha de ônibus metropolitano que atenderá moradores de Piên, fazendo ligação com Fazenda Rio Grande e Curitiba. A linha de sentido único começa a circular a partir da próxima segunda-feira, com saída no Terminal Rodoviário de Piên no início da manhã (5h30), passando por Agudos do Sul e seguindo até o Terminal de Fazenda Rio Grande, onde o cidadão passará a contar com a integração completa para a Capital. O retorno, com o mesmo itinerário, acontece no período da noite (19h).

Para o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, trata-se de uma grande conquista para o município. “Essa foi uma demanda da prefeitura e após o período de pandemia começamos a avaliar a possibilidade do atendimento. É uma economia expressiva para quem precisa fazer esse deslocamento”, destacou.

Atualmente o cidadão de Piên paga R$ 43,00 por cada deslocamento até a Capital, ou seja, entre ida e volta o custo é de R$ 86. A tarifa metropolitana de Piên até Fazenda Rio Grande custará R$ 7 e mais R$ 5,50 no terminal para entrar na rede integrada. Ou seja, serão R$ 13 para chegar até a Curitiba ou qualquer outra cidade da Região Metropolitana.

“O que estamos proporcionando para o cidadão de Piên é que ele possa sair da sua cidade e com esse custo de R$ 13 chegar a qualquer bairro da Capital ou até mesmo de qualquer município da região”, disse Santos.

A linha vai funcionar em período de teste nas próximas semanas, já que será necessário um número mínimo de usuários para que ela seja viável.

REDE – A rede integrada metropolitana é uma das maiores do País. Com Piên são 20 cidades atendidas: Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Contenda, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Mandirituba, Pinhais, Piên, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul e São José dos Pinhais.

Com a licitação que está em consulta pública, todos os 29 municípios da RMC serão atendidos. O objetivo da licitação, além de regulamentar a concessão, é oferecer melhorias e a modernização do serviço para o cidadão. Atualmente, cerca de 70% dos passageiros que seguem para Curitiba utilizam a rede integrada de transporte.