Potencial turístico do PR é discutido em reunião na Secretaria da Copa 07/02/2011 - 11:10

Para discutir o potencial turístico do Paraná a ser explorado durante a realização da Copa do Mundo foi realizada uma reunião no dia 03 de fevereiro comandada pelo secretário de Estado de Assuntos da Copa 2014, Mario Celso Cunha. Participaram deste evento o coordenador da Comec, Rui Hara, o secretário estadual de Turismo, Faisal Saleh, o secretário da Copa de Curitiba, Luiz de Carvalho, o secretário de esportes da capital, Marcello Richa, o presidente da Paraná Esporte, Rudimar Fedrigo, a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, e executivos do Sebrae Paraná.

“Já visitamos várias regiões do Estado para conhecer espaços de treinamento e locais turísticos que podem atrair a atenção dos visitantes que virão ao Estado durante a Copa”, disse o secretário Mario Celso ao explicar que o objetivo é fazer com que todo o Estado possam se beneficiar neste período da realização dos jogos da Copa. “Estamos levantando informações para definir metas e objetivos a serem alcançados. É um processo de integração e parceria que envolve a capital e os municípios do interior".

O secretário Faisal Saleh lembrou que é preciso integrar o DNA turístico do Paraná inteiro pois há muitas opções em todo o Estado, “Vamos trabalhar para que o Paraná seja um grande pólo turístico durante mundial e para que possa deixar um legado pós evento”.

“A região metropolitana de Curitiba tem um excelente potencial a ser explorado como o turismo rural, radical e gastronômico”, disse Rui Hara ao explicar que a Comec está trabalhando em sintonia com outras secretarias e o IPPUC para definir as estratégias da atuação inclusive do PAC da Mobilidade. Rui Hara também sugeriu a colocação de placas indicativas em Curitiba para que os turistas possam se localizar melhor e que os eventos populares da capital se concentrem no período da Copa.

O secretário Luiz de Carvalho observou que o fato dos governos estadual e municipal estarem alinhados neste trabalho permitirá a realização de um grande evento no Paraná. A presidente Juliana Wosnika, lembrou que a realização da Copa vai gerar muitos empregos pois há a demanda de mais de 60 atividades. Já o secretário Marcello Richa comentou que pretende criar estratégias que possam aliar esporte com ação social.

Já o Sebrae contratou uma pesquisa junto a FGV (Fundação Getúlio Vargas) para a identificação de oportunidades de pequenos negócios em seis setores da economia: construção civil, tecnologia da informação, turismo, varejo, vestuário e agronegócio. Para cada setor será feito um plano de ação para que as micro e pequenas empresas possam aproveitar este potencial de negócio.