Agente de Compliance

A CGE – Controladoria Geral do Estado – será a responsável por estabelecer as diretrizes para a implementação do Programa Estadual de Integridade e Compliance no Estado do Paraná. O programa, inédito na administração pública no Brasil, envolve a concepção, implementação e monitoramento de políticas, procedimentos e práticas em torno do respeito à moralidade e eficiência administrativa.

O Programa de Integridade e Compliance na prática, reúne métodos e técnicas para prevenir e descobrir práticas irregulares e ilegais, como fraudes, subornos e desvios de conduta. A aplicação do método, já comum na iniciativa privada, é a base da cultura ética e honesta, que fortalece a credibilidade, pela segurança no cumprimento da legislação. Essa cultura, consolidada pelas práticas de compliance, envolve funcionários, servidores, terceirizados e qualquer pessoa que tenha relação direta ou indireta com a instituição.

Com a aplicação da metodologia de compliance, o Governo do Paraná vai aumentar a transparência de suas ações, aprimorar o combate à corrupção e garantir uma gestão eficiente e confiável dos recursos públicos.

No processo de implementação do programa e análise nos órgãos do Estado do Paraná, será identificado e classificado eventuais riscos de cada setor. O Controle Interno terá um papel fundamental para o desenho dos processos e procedimentos adotados para os apontamentos. Em uma nova fase, será elaborado um Código de Ética e Conduta específico para cada secretaria ou órgão. Ferramentas de comunicação e treinamento serão desenvolvidas quando necessário. A Ouvidoria também será um canal primordial como receptor de denúncias dos servidores.

AGENTE DE COMPLIANCE

Mikhaella Iatauro Camargo

Endereço: Rua Jacy Loureiro de Campos s/n - Palácio das Araucárias - 2° andar.

Telefone: 3250 7287

E-mail: mikhaella@sedu.pr.gov.br

Resolução 48/2019 - Designar servidora para exercer a função de Chefe do Núcleo de Integridade e Compliance, em exercício na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas

PLANO DE TRABALHO

Em atendimento a Resolução CGE nº 55/2021, que institui a elaboração do Plano de Trabalho Anual para os agentes de NICS, de acordo com as orientações e diretrizes estabelecidas pela Controladoria Geral do Estado do Paraná – CGE, foi preparado o presente Plano de Trabalho para o Agente de Compliance da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná - AMEP.

Plano de Trabalho 2022

LEGISLAÇÃO

Resolução nº 55/2021 - Especifica a composição, as diretrizes e as competências institucionais dos NICS.

Decreto Estadual nº 2.902/2019 - Regulamenta o Programa de Integridade e Compliance.

Lei Estadual nº 19.857/2019 - Institui o Programa de Integridade e Compliance da Administração Pública Estadual e dá outras providências.

MANUAL

Manual do Agente de Compliance

Este documento oferece informações para implementação eficaz do compliance público no Estado do Paraná, com a busca constante da excelência e aprimoramento das atividades. Dessa forma, trabalhamos por um Estado íntegro e ético a serviço dos cidadãos paranaenses.

Publicado em maio de 2021.

LINKS EXTERNOS

Controladoria-Geral do Estado - CGE