Comec adota protocolo 100% digital em parcelamento de solo

11/11/2019
A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, Comec, passa a adotar o protocolo 100% digital em processos de parcelamento do solo nos municípios da Grande Curitiba. A medida foi anunciada em reunião com representantes de 27 prefeituras, realizada nesta quinta-feira, em Curitiba. Até então, os processos eram recebidos de forma híbrida, ou seja, abertos de forma digital, mas os documentos precisavam ser entregues fisicamente na Comec, o que gerava gastos e morosidade ao processo. Segundo o presidente da Comec, Gilson Santos, com a mudança, as prefeituras poderão protocolar, acompanhar e receber as respostas dos processos nos próprios municípios.// SONORA GILSON SANTOS.// O endereço eletrônico para a realização do procedimento é o www.amep.pr.gov.br. A mudança foi possível graças a uma alteração nos documentos solicitados pela Comec, que agora deixam de exigir a assinatura do proprietário do imóvel nos pedidos. A mudança contou com o respaldo da Corregedoria-Geral da Justiça do Paraná, que emitiu decisão permitindo esta modificação. De acordo com o presidente da Comec, essa é mais uma ação que vem ao encontro da orientação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, de tornar o Estado do Paraná mais inovador, dinâmico e produtivo. Gilson Santos garante que a modificação vai permitir mais agilidade nos processos.// SONORA GILSON SANTOS.// Desde o início deste ano, a Comec vem buscando agilizar a análise de processos de parcelamento do solo que necessitam de anuência. Somente nos primeiros seis meses de 2019, já foram analisados 492 processos. Em 2018, o resultado do ano todo foi 510 processos. Em 2017, também no ano inteiro, foram 455 e, em 2016, 520 processos. (Repórter: Amanda Laynes)