Amep aprova Plano Diretor de Colombo, documento que norteia o desenvolvimento 11/10/2023 - 17:18

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) aprovou em todas as etapas a revisão do Plano Diretor de Colombo, município da Grande Curitiba. A etapa final desse processo foi marcada com a aprovação no Conselho Gestor dos Mananciais, órgão coordenado pela Amep. O documento traz questões fundamentais para o desenvolvimento ordenado do município como, por exemplo, a expansão da zona urbana, a identificação de novas áreas industriais, o planejamento de infraestrutura para um crescimento ordenado e a segurança de espaços verdes.

A aprovação da revisão do Plano Diretor de Colombo foi para publicação no Diário Oficial do Estado do Paraná e, após isso, a prefeitura encaminha os documentos para aprovação na Câmara de Vereadores.  

Entre os destaques do Plano Diretor está a criação da Cidade Industrial e Tecnológica de Colombo, uma área destinada à implantação de indústrias de base tecnológica, que visa fomentar a geração de emprego e renda, a diversificação econômica e a inovação; a criação de áreas de interesse social, para incentivar a regularização fundiária, a habitação popular e a inclusão social, e também a regulamentação que estabelece limites populacionais admissíveis nas áreas de interesse de mananciais, visando a manutenção dos corpos hídricos.  

ESTUDOS - Para elaborar a nova proposta foram feitos estudos técnicos, oficinas comunitárias e audiências públicas. Recentemente foram concluídas as leis complementares de zoneamento, perímetro urbano, código de obras e código de posturas, partes do conjunto do Plano. "O novo Plano Diretor de Colombo representa um avanço para a cidade, que busca se modernizar e se integrar à Região Metropolitana de Curitiba, sem perder sua identidade e potencialidades”, explicou Gilson Santos, diretor-presidente da Amep. 

Santos destacou que os Planos Diretores são fundamentais para garantir o bem-estar da população. "Eles ajudam a prevenir problemas como a ocupação irregular do solo, crescimento desordenado e a falta de infraestrutura", disse. A Amep tem acompanhado o processo desde o início, emitindo diversos pareceres técnicos que contribuem para a elaboração do plano e um diálogo com as diretrizes da Região Metropolitana de Curitiba. “A agência tem o papel de apoiar os municípios na elaboração dos seus planos diretores, buscando harmonizar as propostas com o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da RMC, que está sendo desenvolvido. 

O PDUI é um instrumento que vai estabelecer as diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento urbano das cidades, buscando reduzir as desigualdades e melhorar as condições de vida da população metropolitana”, explicou.