Amep é eleita presidente do Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas 30/11/2023 - 08:40

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) foi eleita presidente Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas – FNEM para o biênio 2024-2025 em encontro da entidade realizado nesta terça e quarta-feira (28 e 29), em Curitiba. A reunião debateu assuntos relacionados a diversas temáticas ligadas ao planejamento integrado e políticas públicas para as regiões metropolitanas brasileiras.

O diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, que coordenará os trabalhos do FNEM nos próximos dois anos, disse que o desafio será construir uma pauta comum de fortalecimento das regiões metropolitanas brasileiras.

“O objetivo principal é construir soluções integradas e inovadoras para os desafios urbanos que enfrentamos. O FNEM vem fomentando a colaboração entre os estados, promovendo o diálogo entre as entidades e criando estratégias que impulsionam o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida nas cidades, especialmente nas regiões conurbadas”, explicou.

O FNEM também elegeu a Entidade Metropolitana da Região Metropolitana de Salvador/Bahia para a 1ª vice-presidência; a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço de Minas Gerais na 2ª vice-presidência; e a continuidade da secretaria-executiva com a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, também de Minas Gerais.

O evento contou com a presença de Yuri Rafael Della Giustina, diretor do Departamento de Adaptação das Cidades à Transição Climática e Transformação Digital da Secretaria Nacional do Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, do Ministério das Cidades.

“O Ministério das Cidades entende que a aproximação com as organizações que discutem o desenvolvimento urbano e metropolitano é de grande importância para a construção de politicas públicas integradas. Além das questões mais técnicas, a aproximação do Ministério com o FNEM abre caminhos e possibilidades para as entidades metropolitanas”, destacou o diretor.

Os representantes das entidades também visitaram as obras do Bairro Novo da Caximba, projeto da Prefeitura de Curitiba que está recuperando a Área de Preservação Ambiental (APA) no encontro das bacias dos rios Iguaçu e Barigui, proporcionando moradia digna e qualidade de vida para 1.693 famílias.

FNEM – A FNEM é uma associação civil sem fins lucrativos instituída em 1995. Congrega entidades e órgãos públicos estaduais responsáveis por temas relacionados às regiões metropolitanas brasileiras.

Com sede itinerante, o Fórum tem como objetivo promover a valorização do planejamento e gestão do espaço metropolitano, assim como a participação efetiva de organismos metropolitanos na formulação e implementação das políticas de desenvolvimento urbano e regional.

Amep é eleita presidente do Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas