Consulta pública da 1ª licitação do transporte coletivo da RMC recebeu 181 contribuições 15/01/2024 - 11:39

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) recebeu 181 contribuições na consulta pública da primeira licitação do transporte coletivo metropolitano, uma etapa importante nessa fase externa do processo licitatório. Disponibilizada no site da Amep, a consulta recebeu mensagens e pedidos de usuários do transporte, entidades de classe, sociedade civil organizada e empresas do setor.

Os participantes tiveram acesso aos documentos do processo licitatório, permitindo a expressão de visões e ideias que abrangeram desde sugestões específicas, como a criação de novas linhas ou alteração de itinerários, até propostas mais abrangentes, focadas em melhorias gerais na qualidade do serviço prestado, como a adoção de veículos mais modernos e confortáveis, intensificação da fiscalização e aprimoramento da integração.

As contribuições serão integralmente analisadas no processo licitatório do transporte público da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) ao longo deste primeiro semestre, visando aprimorar significativamente o serviço oferecido, alinhando-o de forma mais efetiva às necessidades dos usuários.

A licitação do transporte metropolitano é um marco inédito que encerra décadas de operação por meio de permissões precárias. Além de regularizar a concessão, o objetivo fundamental da licitação é promover melhorias substanciais e modernização do serviço para o benefício dos cidadãos. Uma das mudanças significativas é a inclusão de todos os 28 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, indo além dos 19 já contemplados, e a Capital. Atualmente, cerca de 70% dos passageiros que se dirigem a Curitiba utilizam a rede integrada de transporte.

O diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, destaca que a licitação é um passo fundamental para o transporte público metropolitano. "As contribuições da população são fundamentais para moldar um sistema mais eficiente e adequado às necessidades de todos. Estamos comprometidos em implementar as melhorias sugeridas, garantindo um serviço de qualidade", afirmou.

Agora, todas as contribuições estão sendo respondidas, avaliadas pelos técnicos da Amep, e haverá uma devolutiva para cada manifestação. Na sequência, com o edital revisado e anuído pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), será realizada uma audiência pública para amplificar a participação popular.