Consulta pública da 1ª licitação do transporte coletivo termina dia 15 08/12/2023 - 10:18

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) divulgou nesta sexta-feira (8) uma primeira atualização sobre o andamento da consulta pública da licitação do serviço de transporte coletivo da Região Metropolitana de Curitiba. Lançado pelo Governo do Estado, o processo registra mais de 60 contribuições. O prazo para enviar sugestões encerra em 15 de dezembro.

A consulta pública, que está em andamento há nove dias, representa um marco na busca de aprimorar o futuro contrato de concessão do serviço, que será o primeiro da história da RMC. Usuários do transporte coletivo metropolitano, entidades de classe, sociedade civil organizada e empresários do setor podem acessar os documentos do processo licitatório e compartilhar suas visões e ideias. 

De acordo com o presidente da Amep, Gilson Santos, o compromisso do Governo do Estado em realizar essa licitação na operação metropolitana reflete o empenho por regulamentação, melhorias e modernização do serviço em benefício direto da população. "A inclusão de todos os municípios que compõem a região na gestão metropolitana é uma mudança significativa, passando de 19 para 28 cidades, além da Capital, o que mostra a nova organização que estamos propondo", afirmou.

Ele destaca que a comunidade tem se mostrado ativa e engajada, sugerindo melhorias principalmente nas linhas locais, o que reflete a preocupação coletiva em aprimorar a qualidade do transporte metropolitano. As contribuições, que giram em torno de questões como frequência, itinerários e conforto, evidenciam o desejo de uma experiência mais eficiente e satisfatória para os passageiros. 

"Estamos ouvindo atentamente as contribuições da comunidade. É uma oportunidade única de moldar um contrato de concessão que atenda verdadeiramente às necessidades e expectativas dos usuários", ressaltou Santos.

Segundo o material disponibilizado para a consulta pública, a licitação prevê a concessão em quatro lotes. O período de contrato será de 12 anos, estabelecendo a entrada de frota nova que responda a quesitos de sustentabilidade ambiental. Entre outras implementações, todos os veículos serão equipados com wi-fi

A população pode participar da consulta pública até o dia 15 deste mês. Basta acessar www.amep.pr.gov.br/consultapublicatransporte.