Duas linhas de ônibus que atendem Curitiba e Região Metropolitana serão alteradas na próxima semana 26/07/2019 - 08:40

A partir da próxima semana, duas importantes mudanças serão realizadas em linhas de ônibus que atendem Curitiba e Região Metropolitana.

A primeira delas ocorrerá já na segunda-feira (29), e será a extensão da linha 690 - V. Juliana, operada pela URBs, até o bairro Campina da Barra, em Araucária. Com a mudança, moradores do bairro poderão ir até o Terminal do Pinheirinho, sem precisar ir até o Terminal da Vila Angélica, em Araucária, como ocorre atualmente. O nome da linha será alterado, passando a se chamar 672 – Tupy/Juliana e seu ponto final passará a ser na Rua Lotus, no bairro Campina da Barra.

O atendimento, que havia sido descontinuado em 2017, acabou se tornando uma importante demanda da população local e foi amplamente debatido entre Prefeitura de Curitiba, Prefeitura de Araucária e Governo do Estado.

O presidente da Comec Gilson Santos, destacou a importância da linha e seu significado na relação do Governo do Estado com o Transporte Coletivo. “Esta linha atende regiões muito carentes, tanto de Curitiba quanto de Araucária. São pessoas que dependem do Transporte Coletivo e que agora terão uma opção muito mais rápida e cômoda para se deslocar. É importante lembrar também que foi uma promessa de campanha do Governador Carlos Massa Ratinho Junior e que agora, graças ao nosso Governador, será uma realidade. Mais um sinal claro do comprometimento desta gestão com o transporte coletivo e, principalmente, com aquelas pessoas que mais precisam”. Ainda segundo o presidente, cerca de 1500 usuários deverão se beneficiar com a nova extensão.

A segunda mudança, que passará a operar na terça-feira (30), será o lançamento da linha C36 – Pinhais / Centenário, que irá fazer a conexão direta do Terminal de Pinhais com o Terminal do Centenário, em Curitiba. Atualmente, usuários que pretendem realizar este trajeto, precisam ir até o terminal do Capão da Imbuia, um trajeto que é praticamente o dobro do que a nova linha irá realizar. Estudos iniciais apontam que o tempo para se realizar o trajeto deverá cair de cerca de 35 minutos para apenas 20 minutos.

A demanda, segundo Gilson Santos, é antiga. “Esse pedido é histórico e solicitado na Comec em diversas ocasiões e épocas. Significará um ganho de tempo expressivo para os usuários destas linhas e trará novas possibilidades de conexões entre os terminais. Com certeza é mais uma importante conquista desta gestão para o Transporte Coletivo da Região Metropolitana”.

As passagens, em ambos os casos, custarão R$ 4,50 - mesmo preço da Rede Integrada de Transporte (RIT).

Abaixo você confere as tabelas de horários.

Tabela de horários c36

Tabela de horearios 672