Fim da escuridão no Contorno Sul de Curitiba 21/10/2022 - 11:46

Os acidentes por falta de luz em uma das principais rodovias de Curitiba estão com os dias contados. As obras de instalação de um sistema de iluminação e dispositivos de segurança no Contorno Sul de Curitiba começam nesta segunda-feira (24). O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (21) durante reunião técnica da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).

Considerada uma das principais rodovias da Região, principalmente na ligação de São Paulo com Santa Catarina e litoral do Estado, o Contorno Sul apresenta intenso tráfego de veículos leves e pesados, servindo como importante via de deslocamento diário de grande parte da população e setor logístico do Estado.

O contrato para o início dos trabalhos foi assinado em maio deste ano pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e o Consórcio Engeluz-Marandel, vencedor da licitação para a elaboração do projeto e execução da obra, nova modalidade adotada pelo Estado para que a empresa atue nas duas frentes. Apesar da rodovia estar sob jurisdição federal, o Governo do Estado, com autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), contratou a obra e investirá cerca de R$ 21,6 milhões no local.

“Aqui era uma região não tão povoada, mas era um corredor importante. Com o passar dos anos, o volume de carros e caminhões foi aumentando, então o contorno precisava ser modernizado. Vamos transformá-lo em uma grande avenida, melhorando o trânsito, a segurança das pessoas que aqui vivem, porque é muito escuro”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

BLOQUEIOS — O presidente da Comec Gilson Santos ressalta que pelos próximos seis meses a atenção dos motoristas que utilizam a via deverá ser redobrada. “Realizamos um grande trabalho de alinhamento com todos os órgãos envolvidos para que a execução desta obra gerasse o mínimo de transtorno possível para a população. Mas alguns bloqueios parciais da rodovia serão necessários".

“Por isso, é aconselhável evitar o local e, caso isso não seja possível, redobrar a atenção. Serão seis meses de execução de uma obra extremamente necessária e que trará benefícios para toda a população”, acrescentou. Uma equipe da Superintendência de Trânsito (Setran) acompanhará diariamente a obra, organizando o desvio pelas marginais.

OBRA — A obra terá início já na próxima segunda-feira (24) no km 587, na interseção com a Rodovia do Café, no sentido Tatuquara, a partir das 9h00 e segue, conforme cronograma apresentado até a interseção com a Rua Vicente Micheloto, totalizando cerca de 10,7km de extensão.

A partir de 16 de janeiro as obras retornam no sentido São Braz, até finalizar novamente na interseção com a Rodovia do Café. Todos os dias as atividades estão previstas para iniciar às 9h00 e encerrar às 16h30. A previsão de duração da intervenção é de 180 dias e a meta da empresa é executar cerca de 1 quilômetro por semana. Conforme as instalações forem concluídas em cada trecho, as luzes serão ligadas, o que já trará resultados para a população.

Além da iluminação no canteiro central, a obra prevê iluminação em led nas vias marginais em trechos de travessias e obras de arte ainda não iluminadas, e contempla ainda a instalação de dispositivos de segurança como sinalização, barreiras de concreto e defesas metálicas, buscando evitar o choque direto dos veículos em postes instalados em um eventual acidente.

Segundo a Comec, a autorização do DNIT para a execução da obra contempla mais quatro quilômetros de iluminação até a interseção do Contorno Sul com a BR-116 na região do Ceasa, trecho que deverá ser contratado após a conclusão desta primeira etapa.

Algumas linhas do transporte coletivo metropolitano poderão sofrer impactos em suas operações, em especial as linhas J02 CAMPO LARGO – CAMP. DO SIQUEIRA e J62 CTBA – CAMPO LARGO.

A Comec também criou uma página em seu site para que a população possa acessar as principais informações e acompanhar o andamento da obra. Acesse aqui.

O evento contou com a presença do representante do DNIT Lúcio Machado; da Polícia Rodoviária Federal Denilson Cruz e José Hamilton de Farias; da Secretaria Municipal de Trânsito – SMOP, Hugo Yoshiaki Tanno e Rodolfo A. E. Runcos, da Urbanização de Curitiba – URBS, Sérgio Oliveira; da Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba Alaides Oliveira, João Lopes e Luiz Bortolli, do Administrador Regional da CIC Raphael Keiji; da empresa Engeluz Cristian Oliveira, Reynaldo Filho, Raphael Jacon e Cleyton Neves, da empresa Marandel Vinicius Marconi e Wanderlei Marconi e da Agência Estadual de Notícias Maria Sockow.

Texto: Maria Sockow - Agência Estadual de Notícias