Ônibus 100% GNV será testado na Região Metropolitana de Curitiba 28/02/2023 - 08:30

Um Sistema de Transporte Coletivo mais Sustentável. Este e o objetivo para a realização dos testes com o novo ônibus movido a Gás Natural Veicular (GNV), que passará a integrar o transporte coletivo da Região Metropolitana de Curitiba a partir desta sexta-feira (03).

A ação faz parte do projeto de mobilidade urbana sustentável a partir do uso do gás natural, coordenado pela Compagas (Companhia Paranaense de Gás) em conjunto com a fabricante Scania e em parceria com a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP) do Governo do Estado.

O teste do veículo movido 100% a GNV será realizado na linha metropolitana São José / Guadalupe, pelo período de 30 dias e busca certificar os indicadores de eficiência, em especial, a redução de 90% nas emissões de poluentes.

Em relação ao diesel, estima-se que o veículo a gás emita 20% a menos de CO2 (dióxido de carbono, o gás que provoca o efeito estufa). Já a redução de óxidos de nitrogênio (NOx) é de quase 90% e de materiais particulados chega a 85%. Os efeitos são de curto prazo, com um menor índice de doenças cardiovasculares e da perda de produtividade causada por esses poluentes.

O combustível utilizado ainda poderia ser o Biometano, derivado do biogás que diminui ainda mais as emissões de dióxido de carbono e representa uma solução inteligente para a gestão de resíduos orgânicos, podendo ser captado de aterros sanitários.

Apesar de ser bastante utilizado no mundo, o ônibus a gás nunca foi implementado no Paraná, mas avanços no setor tornaram esta opção mais viável e eficiente, podendo representar uma importante tecnologia de transição até que os veículos elétricos estejam 100% disponíveis.

Para o Diretor-Presidente da AMEP Gilson Santos, “a busca por novas soluções e tecnologias deve ser um processo constante principalmente quando falamos de serviços públicos e sustentabilidade. O início dos testes com ônibus movidos a gás é uma importante iniciativa neste sentido e poderá resultar numa grande transformação para este sistema, beneficiando não apenas os seus usuários como toda a população e o meio ambiente”.