Convênio do Governo do Estado e Prefeitura de Curitiba permitirá melhorias para o Transporte Coletivo. 19/07/2019 - 16:50

Foto com todos segurando o convenio.

O governador em exercício Darci Piana assinou, nesta sexta-feira (19), juntamente com o Presidente da Comec Gilson Santos e o Prefeito de Curitiba Rafael Greca, o convênio de cooperação entre Governo do Estado e Prefeitura de Curitiba, que formaliza o subsídio e fixa ações e melhorias para o transporte coletivo de Curitiba e Região Metropolitana. Além da manutenção da modicidade tarifária (tarifa social em patamar inferior à tarifa técnica), que já vem sendo praticada desde fevereiro deste ano, o convênio possibilitará a implementação de novas faixas exclusivas para ônibus, novas linhas e novas integrações.

Para o presidente da Comec Gilson Santos, “a assinatura do convênio é o resultado de um grande esforço da Comec e URBS na busca por melhorias para o Transporte Coletivo e simboliza o compromisso do Governador Carlos Massa Ratinho Junior com aqueles que mais precisam”.

“Este convênio demonstra o diálogo e o relacionamento estreito do Governo do Estado com Curitiba e garante a manutenção do valor da passagem”, afirmou Piana. “O governo não poderia ficar fora de um projeto dessa envergadura que beneficia milhares de pessoas por dia que transitam na Capital e nos municípios vizinhos para trabalhar, passear, levar os filhos para a escola”, disse.

Recursos

O recurso repassado para Curitiba faz parte de um investimento de R$ 150 milhões, anunciados em fevereiro pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, em subsídio e obras para o transporte público de Curitiba e Região Metropolitana. A Prefeitura de Curitiba também entrará com subsídio de R$ 50 milhões para o transporte coletivo.

O valor inclui os R$ 40 milhões para a Capital e R$ 110 milhões para as cidades vizinhas de Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Fazenda Rio Grande, Pinhais e São José dos Pinhais.

Novas faixas exclusivas

O convênio prevê seis novas faixas exclusivas que deverão ser implementadas em um prazo de até seis meses após a assinatura do convênio. São elas:

João Negrão – Entre André de Barros até Almirante Tamandaré
Alfredo Bufren – Entre Pres. Farias até Tibagi
Marechal Deodoro – Entre Ubaldino do Amaral até a Praça das Nações
Emiliano Perneta – Entre Muricy até a Visconde de Nácar
Amintas de Barros – Entre Cons. Laurindo até a Ubaldino do Amaral
Imaculada Conceição – Entre a PUC até a Linha Verde

Atendimento a Vila Tupy no Município de Araucária

O convênio prevê a implantação de linha alimentadora que ligará a Vila Tupy, no Município de Araucária, até o terminal Pinheirinho, em Curitiba.

O atendimento ao bairro havia sido descontinuado em 2017 pelo município, afetando os cerca de 25 mil moradores do bairro. A retomada da linha foi, inclusive, compromisso de campanha do Governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Com ela, os usuários que desejam ir até Curitiba não precisarão mais ir até o centro de Araucária para fazer a integração.

Integração entre os terminais de Pinhais e Centenário

Também está prevista a integração entre os terminais de Pinhais, em Pinhais. e Centenário, em Curitiba. Ela será feita por meio de uma ampliação da linha C16 - JD. IRAÍ, que passará a se chamar C16 - PINHAIS/CENTENÁRIO.

Com esta alteração, o atendimento ao bairro Weissópolis, em Pinhais, realizado pela linha C15 – Weissópolis, será ampliado e passará a operar de forma circular.

Participaram da solenidade o chefe da Casa Civil, Guto Silva; os secretários estaduais de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega; e da Saúde, Beto Preto; o secretário municipal de Governo, Luiz Fernando Jamur; a prefeita de Colombo, Beti Pavin; o deputado estadual Alexandre Amaro, o diretor de transportes da Comec Willian Correa, o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Mai.

• Convenio